Mergulho no Rincão é tema de palestra – No dia 10 de setembro, terça-feira, Carlos Dill participa do Ecologia na Cultura com a palestra: “Prática de Mergulho: explorando o Lago das Estrelas no Rincão Gaia”. Há mais de 15 anos Dill pratica e dá cursos de mergulho na maior pedreira do Rincão. O evento acontece no dia às 19h na Livraria Cultura, no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre. Entrada franca e certificado para os interessados em recebê-lo.

 

Plantas Condimentares com Indicativo Medicinal A professora Ingrid de Barros, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, retorna ao Rincão Gaia nos dias 14 e 15 de setembro para ministrar o curso “Plantas Condimentares com Indicativo Medicinal”. Além das aulas teóricas e do reconhecimento de espécies, os participantes levam para casa o herbário elaborado por eles e desfrutam da roda de chás e partilha de receitas. O investimento pode ser parcelado em até três vezes. A inscrição, que garante a vaga, deve ser feita até o dia 06 de setembro pelo telefone 9725 3685 e e-mail reservas@fgaia.org.br. Detalhes em http://www.fgaia.org.br/cursos/14_15_setembroo_2013.html .

 

Astronomia no Feriado de 20 de Setembro no Rincão – De 20 a 22 de setembro, Claudio Bevilacqua do Observatório Astronômico da UFRGS coordena a oficina “Decifrando o Céu no Equinócio de Primavera”. Na época em que os dias e as noites têm a mesma duração, o físico ensina a descobrir os pontos cardeais, a reconhecer os astros na noite e a ver a movimentação do sol, na observação diurna. Outro tema abordado é a poluição luminosa com soluções práticas ensinadas na oficina de luminotécnica. Consulte os preços promocionais para estudantes, professores e casais com filhos a partir de seis anos que também podem acompanhar as atividades. Inscrições até 13 de setembro. Informações completas em http://www.fgaia.org.br/cursos/20_22_setembro_2013.html

 

Cenários da Vida através dos Tempos – Entender a evolução do planeta e da vida, destacando o papel fundamental desta para criar novas condições físicas e ambientais na Terra é a proposta do curso dado pelo professor Paulo Alves de Souza. O evento acontece no Rincão Gaia nos dias 28 e 29 de setembro com o preço especial, pois o professor dispensou honorários. Inscrições até 19 de setembro no telefone 97253685 e no e-mail reservas@fgaia.org.br. Consulte http://www.fgaia.org.br/cursos/09_10_novembro_2013-1.html .

 

Fundação Gaia na Ipanema Comunitária – No sábado, 31 de agosto, a presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger participou do programa Rádio Verde, transmitido na Rádio Ipanema Comunitária a partir das 10h, 87.9 FM e na internet: http://ipanemacomunitaria.blogspot.com.br/. O programa de sábado pode ser ouvido no link https://app.box.com/s/wdfytbbrxx754aggo3my .

 

Desenho de paisagem no Jardim Botânico – No próximo sábado, 07 de setembro, Jorge Herrmann ministra a oficina “Um diálogo com a natureza: desenho de paisagem no Jardim Botânico de Porto Alegre”. A atividade inicia às 9h e as inscrições e informações podem ser obtidas no telefone (51) 9240 7038 e no e-mail arte@jorgeherrmann.com . Em novembro, o artista realiza a Oficina: “Percepção da Paisagem por Meio do Desenho” , dias 09 e 10, no Rincão Gaia.

 

 

Dia do Biólogo– Neste dia 03 de setembro, a Fundação Gaia - Legado Lutzenberger quer felicitar a todos os biólogos, principalmente os engajados na causa de Gaia, que se movimentam em prol da preservação da vida e do planeta. O Rincão sempre tem sua porteira aberta para recebê-los. Parabénspelo seu dia.

 

Fotos: Cláudia Dreier. Edição de fotos e textos: Cláudia Dreier comunicacao@fgaia.org.br

 
Fundação Gaia
Sede Rural: Rincão Gaia
Pantano Grande - Rio Grande do Sul - BR
fone: 51-9725-3685 / 51-9725-3686
http://www.fgaia.org.br
email: sede@fgaia.org.br


Página Inicial