Respostas de Gaia

Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2011

Programação do mês de outubro

 

 

A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura convida para o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2011 que trata das Respostas de Gaia mediante ações humanas as quais ocasionam transformações capazes de modificar o ambiente, tanto em âmbito local como em escala planetária. A sétima palestra do ciclo tem como tema a Educação e como título Educação e ludicidade para recriar um mundo melhor a todos. A palestra ministrada pela professora Tânia Ramos Fortuna acontece no dia 18 de outubro de 2011, terça feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, com entrada franca.

 

Resumo

 

Partindo do princípio de que pode provir da brincadeira - logo dela, tão injustamente desqualificada em nossa cultura, indevidamente acusada de ser supérflua e não ser séria e de desviar a atenção dos problemas fundamentais do mundo – chega-se à experiência e ao aprendizado da transformação social em uma perspectiva emancipatória, contribuindo para melhorar a educação e recriar um mundo melhor, para todos. Isto é possível porque a brincadeira pode ensejar a vivência de relações na escola e na sociedade mais justas, mais humanas, mais solidárias, concorrendo para a construção de um novo padrão de relações locais, nacionais e transnacionais. Afinal, no mundo do faz-de-conta um outro senso de realidade é experimentado, impulsionando a confiança na possibilidade de transformação da realidade marcada por novo imaginário, novos princípios e novos valores gerados na solidariedade, na ousadia e na autonomia que as atividades lúdicas podem comportar. São novas formas de vida que podemos fazer viver pelo brincar. Eis o poder do jogo: ao recrear, recria.

 

 

 

Palestrante

 

Tânia Ramos Fortuna é pedagoga, tendo se especializado em Jean Piaget. Mestre em Psicologia Educacional e Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou e dirige o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” (www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar). Autora de dezenas de textos sobre Jogo e Educação, é freqüentemente convidada a proferir palestras e cursos no Brasil e exterior sobre o assunto. Realiza, atualmente, seus estudos com vistas ao Doutoramento, sob orientação da Profa. Dra. Merion Campos Bordas, na UFRGS, sobre a formação lúdica do educador. Lançou, recentemente, pela Editora Vozes, em co-autoria com Vera Barros de Oliveira e Maria Borja Sole, o livro Brincar com o outro: caminho de saúde e bem-estar.

 

 

Serviço

 

Palestra: Educação e ludicidade para recriar um mundo melhor a todos

Palestrante: Tânia Ramos Fortuna

Data: 18 de outubro de 2011, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.
Entrada franca