Mais Informações Sobre o Curso

Justificativa:
Os problemas sociais e ambientais do RS têm origem nos séculos passados, com agravamento nas últimas décadas, sempre integrando processos locais e internacionais. A melhoria efetiva desta realidade requer um amplo conjunto de ações que venha a alterar significativamente a forma de produzir e ocupar espaços ambientais dos indivíduos, grupos e empresas. Tal plano de ações somente pode ser executado por um conjunto de forças sociais de nosso estado que somem capacidade de intervenção sócio-econômica maior do que as dificuldades para a realização das mesmas; incluindo forças municipais, locais e regionais, que interagem com outros estados e o exterior. É preciso um grande acordo social para a sustentabilidade.

Em escalas internacional, nacionais, regionais e locais, a Agenda 21 é um grande movimento para gerar estes acordos para a sustentabilidade. No conjunto de instituições e trabalhos ligados à agenda 21 encontramos apoio metodológico e de planejamento para a integração construtiva de ações.

A elaboração de um plano viável para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade necessita de um número suficiente de pessoas, ligadas à várias instituições e setores econômicos e sociais, com conhecimento sobre os diversos temas relacionados e formas de integração destes. É necessário incluir a estimativa dos setores econômicos que crescem e dos que diminuem, quais mudanças são esperadas no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, na geração de empregos, nos impostos arrecadados, no acesso a recursos ambientais (terra no meio rural e urbana, água, minerais, etc.), na distribuição de renda, na matriz tributária, nos financiamentos com recursos públicos, quais aspectos estão na governabilidade dos municípios, dos sindicatos, do governo estadual, etc. Este detalhamento é que permite a negociação entre os setores envolvidos, prevendo compensações, estratégias alternativas, conversão de empresas e trabalhadores, enfim, permite a elaboração de um plano e acordo social que possam efetivamente agregar as forças necessárias.

Com o objetivo de formar agentes para elaborar estratégias e planos de ação para a sustentabilidade no RS, o Centro de Estudos Ambientais, a Fundação Gaia e o SENAC estão promovendo o curso "Gestão Sócio-Ambiental e Econômica para Agenda 21". A abordagem inclui uma breve análise histórica da formação econômica e social do RS e um diagnóstico da situação atual sob o enfoque da sustentabilidade social, econômica e ambiental. A análise dos principais problemas sócio-ambientais do RS, em sintonia com problemas de escala planetária, permite entender os principais conceitos ligados às várias dimensões da sustentabilidade, bem como suas aplicações para o caso do nosso estado. A análise ambiental qualitativa e quantitativa da matriz econômica do RS nos conduz à estimativas da quantidade de recursos envolvidos nas alterações produtivas, das mudanças no número de postos de trabalho, no valor agregado, na arrecadação de impostos que acontecem quando são implementadas as mudanças em direção a um RS sustentável.

Estes conteúdos permitem visualizar as mudanças necessárias para a sustentabilidade e possibilidades, em seu conjunto, integrando questões setoriais. O estudo do estatuto das cidades, do sistema de gestão de bacias hidrográficas, de políticas de financiamento, de possibilidades tecnológicas disponíveis hoje, de pesquisa, extensão e formação, bem como de experiências e estruturas de planejamento participativo, associadas aos conhecimentos multidisciplinares por participantes e especialistas convidados, dão base para visualizar possibilidades e dificuldades para alterações na realidade. Estimadas as mudanças necessárias e possibilidades de efetivar as mesmas, os instrumentos de análise trabalhados permitem descrever os cenários sócio-ambientais que surgem no RS, caso seja implementado um determinado conjunto de mudanças para uma sociedade sustentável.

Em sintonia com as linhas de atuação das Agenda 21 Global, brasileira e locais, os conteúdos incluirão o conhecimento de trabalhos relacionados, para outras regiões ou outros enfoques, mas sendo essencialmente um conjunto de reflexões sistematizadas a partir das experiências, realidades e culturas de nosso Estado. Este curso é, para as instituições promotoras, mais um passo importante em suas longas trajetórias de iniciativas sócio-ambientais e educacionais, mas com um caráter propositivo e de abrangência que somente foi possível após muitos anos de experiências, nossas e de inúmeros parceiros na luta por um mundo melhor. Esperamos contar com o apoio tanto de instituições com tradição de atuação na área, como de outras que desejem integrar-se na construção de uma Sociedade Sustentável.

Voltar a Página Anterior