Gelo da Terra responde às mudanças do

clima
 

 

Por ocupar um lugar central nos desafios da civilização contemporânea, “Água” é a temática norteadora das palestras do Ecologia na Cultura em 2015. Na terceira palestra, o geógrafo Jefferson Cardia Simões discorre sobre “Entre mitos e a realidade: qual a resposta do gelo da Terra às mudanças do clima”. A palestra acontece no dia 19 de maio, terça-feira, às 20h na Livraria Cultura em Porto Alegre, com entrada franca.

 

A atividade mensal é promovida pela Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura. Os encontros realizam-se geralmente na segunda terça-feira de cada mês (consulte a agenda previamente), com entrada franca. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

Resumo

 

“A Terra ainda é dez por cento coberta por gelos que têm papel essencial no sistema ambiental” afirma.Jefferson Simões, líder da pesquisa de geleiras no Brasil. Na palestra, o pesquisador explora os diferentes cenários científicos de mudanças na massa de gelo planetário e suas consequências para o ambiente  “as quais contrastam com as informações errôneas que circulam em diferente tipos de mídias”. As calotas polares irão desaparecer? O aumento do nível do mar ameaça a civilização? Essas são algumas questões a serem examinadas.

 

Palestrante

 

Jefferson C. Simões, PhD pela universidade de Cambridge,  é Professor Titular de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS e professor do Climate Change Institute da University of Maine (EUA). Explorador polar, é Membro da Academia Brasileira de Ciências, é atualmente o pesquisador líder do Programa Antártico Brasileiro, tendo realizado 22 expedições científicas às duas regiões polares. 

 

Serviço

 

Palestra: “Entre mitos e a realidade: qual a resposta do gelo da Terra às mudanças do clima

Palestrante: Jefferson Cardia Simões

Data: 19 de maio de 2015, terça-feira

Horário: 20h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação completa das palestras em www.fgaia.org.br