Não visualizou:

 

Instalação de Cerâmica

Vitória- régia: grandes folhas, lindas flores

Naia Oliveira

Em alusão a data de aniversário em que José Lutzenberger completaria 89 anos

Jardim Lutzenberger – Casa de Cultura Mario Quintana

Dia 17 de dezembro de 2015, às 17h30.

 

 

 Em comemoração ao aniversário de José Lutzenberger, a Fundação Gaia convida para prestigiar na Casa de Cultura Mario Quintana, Jardim Lutzenberger, a instalação de peças de cerâmica estilizadas da maior flor do mundo, a Vitória – Régia. As flores e folhas estarão expostas numa representação do seu ambiente natural, com fotos e pensamentos sobre preservação em forma de cartazes.

 

 Os seres humanos descobriram que o barro ao ser queimado, transformava-se em material inalterável pela água. Sua versatilidade está ligada a história da humanidade que a usa há milênios como objetos decorativos e utilitários, desde figuras religiosas, vasos, porta – mantimentos.  A cerâmica atualmente mostra-se legítima no campo das artes.

 

 O trabalho com a argila promove reaproximação dos seres humanos com a natureza, assim, nesse evento estaremos homenageando o pioneirismo do José Lutzenberger, bem como chamando atenção para a necessidade de preservação do meio ambiente e da flora brasileira.

 

Naia Oliveira não se considera uma ceramista, é uma socióloga que brinca com o barro faz oito anos, para expor questões sociais e ambientais emergentes para a vida planetária. Sua última instalação foi em 15 de março do presente ano, na Praça Nações Unidas, Porto Alegre, homenageando Sérgio Vieira de Mello com Flores de Cerâmica pela Paz.