Singularidades da água que permitem a vida

 

Por ocupar um lugar central nos desafios da civilização contemporânea, “Água” é a temática norteadora das palestras do Ecologia na Cultura em 2015. Na quarta palestra, Lúcia Rebello Dillenburg, botânica e professora da UFRGS, discorre sobre “Singularidades da água que permitem a vida”. A palestra acontece no dia 16 de junho, terça-feira, às 20h na Livraria Cultura em Porto Alegre, com entrada franca.

 

A atividade mensal é promovida pela Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura. Os encontros realizam-se geralmente na segunda terça-feira de cada mês (consulte a agenda previamente), com entrada franca. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

Resumo

 

“Poucas substâncias nos são tão familiares quanto a água, e todos nós sabemos que não podemos viver sem ela” afirma Lúcia.  “Sua fórmula química, H2O, talvez seja uma das poucas que recitamos sem hesitação. É pequena e simples, como várias outras moléculas semelhantes a ela, como NH3 (amônia), H2S (sulfeto de hidrogênio), CO2 (dióxido de carbono) e CH4 (metano). No entanto, estas se encontram no estado gasoso nas temperaturas em que tipicamente vivemos. Aliás, ser uma molécula pequena é condição para ser gasosa em temperaturas ambiente.”

Nesta palestra, a professora irá responder por que a água apresenta-se tipicamente no estado líquido. “É aí que entra a enorme singularidade da água. Ao contrário das suas assemelhadas, a molécula de água é fortemente polar”, destaca Lúcia. Dotada de polos negativo e positivo, ela tende a se ligar às moléculas de água vizinhas, conectando os polos opostos.

Esta tendência das moléculas de água de permanecerem unidas e de se ligarem a qualquer outra molécula também dotada de cargas e/ou polos é fundamental para a Vida da maneira como existe na Terra. As funções exercidas pela água nos seres vivos serão exploradas nesta palestra, mostrando-se a relação entre estas e as propriedades físico-químicas da água. Especial ênfase será dada à importância da água à vida das plantas.

 

Palestrante

 

Lúcia Rebello Dillenburg é Ph.D. pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos e Professora Titular no Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta Universidade, ministra, desde 1992, disciplinas relacionadas à Fisiologia Vegetal. A maior parte de seus projetos de pesquisa está centrada na Ecofisiologia do Pinheiro Brasileiro, e um dos temas atuais envolve as relações desta espécie com a água.

 

Serviço

 

Palestra: “Singularidades da água que permitem a vida”

Palestrante: Lúcia Rebello Dillenburg

Data: 16 de junho de 2015, terça-feira

Horário: 20h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação completa das palestras em www.fgaia.org.br