Árvores diminuem a poluição urbana

 

"Por que as árvores são importantes nas cidades?" é o tema da palestra com Felipe Amaral, que pontua o papel fundamental dos vegetais para permitir a manutenção da vida e principalmente da saúde das pessoas. O evento acontece no dia 13 de novembro, quinta-feira, às 20h na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, com entrada franca.

 

A atividade, promovida pela Fundação Gaia em parceria com a Livraria Cultura, integra o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura, cuja temática em de 2014 é “Construir o Futuro com Visão”. Trazendo assuntos relacionados às questões ambientais, no final da apresentação será proposto ao palestrante um questionamento: qual visão permite um avanço sustentável e mais acertado em direção ao futuro comum na Terra?

 

Com periodicidade mensal, os encontros realizam-se geralmente na segunda terça-feira de cada mês, salvo algumas exceções como esta onde a palestra será na quinta-feira. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

Resumo

 

As árvores, silenciosas e discretas, desempenham um papel fundamental para diminuir a poluição atmosférica e também regular o clima em nível local, propiciando temperaturas menos acentuadas tanto no inverno quanto no verão.  Elas também contribuem com o conforto da população diminuindo a poluição sonora e a poluição visual, pois trazem aos olhos dos observadores uma amplitude de espaço devido à arquitetura peculiar de galhos, copas e folhas.

 

Outra característica fundamental, considerando a ocorrência de precipitações cada vez mais intensas, é sua capacidade de interceptar a água da chuva e promover a recarga das águas subterrâneas através do escoamento pelas raízes e da absorção lenta pela cobertura de folhas que protegem o solo usualmente desnudo ou impermeabilizado pelo concreto.

 

Palestrante

 

Felipe Amaral, é ecólogo, ambientalista, coordenador de Educação Ambiental da Fundação Zoobotânica RS e professor do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Monteiro Lobato.

 

Serviço

 

Palestra: Por que as árvores são importantes nas cidades?

Palestrante:Felipe Amaral

Data: 13 de novembro de 2014, quinta-feira

Horário: 20h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Entrada Franca

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação das palestras em www.fgaia.org.br