Respostas de Gaia

Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2011

Programação do mês de abril

 
 

A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura convida para a abertura do Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura 2011 que trata das Respostas de Gaia mediante ações humanas as quais ocasionam transformações capazes de modificar o ambiente, inclusive em escala planetária. O ciclo inicia com a palestra Nosso lugar em Gaia: perspectivas da vida e da civilização, ministrada pelo professor Rualdo Menegat, autor do Atlas Ambiental de Porto Alegre. A palestra acontece no dia 12 de abril de 2011, terça feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, com entrada franca.

 

Resumo  
A existência da civilização humana é tratada sob a perspectiva do contínuo aprendizado em Gaia. Inicia-se reconhecendo o lugar do ser humano no Universo para considerar as possibilidades da vida e, em seguida, investiga-se o seu lugar na evolução da Terra e da vida e, de modo particular, na evolução humana. Identifica-se, posteriormente, a diversidade de hábitats humanos em relação à geodiversidade planetária, evidenciando que as formas da cultura humana respondem às paisagens onde os grupos humanos se desenvolvem. Por fim, faz-se uma reflexão sobre os problemas do gigantismo urbano contemporâneo, de sorte a perceber-se a escalada atual dos distúrbios enfrentados pela civilização atual e da cegueira em relação à dinâmica da natureza. Conclui-se sobre as perspectivas de uma educação ambiental profunda vincada na paisagem onde vivem as pessoas em relação a uma estratégia de domesticação não mais da natureza, mas das cidades gigantes construídas atavicamente pela frágil civilização.

 

Palestrante 

Rualdo Menegat tem graduação em Geologia, é mestre em Geociências e doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem. Professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, é coordenador do Curso de Geologia, editor da revista Episteme do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS e assessor científico da National Geographic Brasil. Foi o coordenador geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre, publicou, com outros autores, o livro Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades e coordenou a tradução do livro Para entender a Terra. Recebeu a Medalha de Porto Alegre, a Medalha de Honra da Cidade de Trujillo, a Distinção ao Mérito Científico do Instituto de Investigação do Pensamento Peruano e Latino-Americano da Universidade Nacional Mayor de San Marcos. Foi secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), conselheiro do Crea-RS (1993-1994), coordenador do Curso de Geologia (2000-2002), coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do ILEA (2003-2005).

 

Serviço 

Palestra: Nosso lugar em Gaia: perspectivas da vida e da civilização

Palestrante: Rualdo Menegat

Data: 12 de abril de 2011, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Entrada franca