“Água no planeta Terra” abre ciclo de palestras da Fundação Gaia em 2015

 

Por ocupar um lugar central nos desafios da civilização contemporânea, “Água” é a temática norteadora das palestras do Ecologia na Cultura em 2015. O ciclo inicia com o professor Rualdo Menegat que discorre sobre “A história da água no planeta Terra”. A palestra acontece no dia 10 de março, terça-feira, às 20h na Livraria Cultura em Porto Alegre, com entrada franca.

 

A atividade mensal é promovida pela Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura. Os encontros realizam-se geralmente na segunda terça-feira de cada mês (consulte a agenda previamente), com entrada franca. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

Resumo

 

“A história revela fenômenos inusitados quando pensamos na origem e na circulação da água em esfera planetária, a hidrosfera” afirma Rualdo, exemplificando que maior parte do líquido vital originou-se no útero pétreo da Terra, ou seja, foi exalada por lavas incandescentes primordiais do Hadeano, nos primeiros 500 milhões de anos da história do planeta.

 

Além da origem e do movimento das massas líquidas, o doutor em Ecologia da Paisagem dará um enfoque especial ao aspecto cultural. As principais civilizações desenvolveram-se ao lado de fartos recursos hídricos e “é mais do que necessário reintroduzir na nossa cultura um novo pensar sobre a água que agora ocupa o centro dos problemas da civilização contemporânea devido ao aquecimento global”, enfatiza.

 

Atualmente Rualdo participa de uma expedição aos Andes Centrais para estudar o efeito do aquecimento global no derretimento de geleiras de altitude e sua  influência na vazão do Amazonas. Ele lembra que “quando se trata de água facilmente vemos o quanto tudo está interligado”.

 

Palestrante

 

Rualdo Menegat tem graduação em Geologia, é mestre em Geociências e doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem. Professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, é coordenador do Curso de Geologia, presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia, editor da revista Episteme do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS e assessor científico da National Geographic Brasil. Foi o coordenador geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre, publicou, com outros autores, o livro Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades e coordenou a tradução do livro Para entender a Terra. Recebeu a Medalha de Porto Alegre, a Medalha de Honra da Cidade de Trujillo, a Distinção ao Mérito Científico do Instituto de Investigação do Pensamento Peruano e Latino-Americano da Universidade Nacional Mayor de San Marcos. Foi secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), conselheiro do Crea-RS (1993-1994), coordenador do Curso de Geologia (2000-2002), coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do ILEA (2003-2005).

 

Serviço

 

Palestra: “A história da água no planeta Terra”

Palestrante: Rualdo Menegat

Data: 10 de março de 2015, terça-feira

Horário: 20h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação completa das palestras em www.fgaia.org.br