Palestra sobre Biodiversidade

 

"O Crescimento Econômico e as Políticas Públicas em Biodiversidade" é o tema da palestra com Paulo Brack que acontece dia 10 de junho, promovida pela Fundação Gaia em parceria com a Livraria Cultura de Porto Alegre. O evento incia às 20h na no auditório da livraria, com entrada franca.

 

O evento integra o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura, cuja temática norteadora de 2014 é “Construir o Futuro com Visão”. Trazendo assuntos relacionados às questões ambientais, no final da apresentação será proposto ao palestrante um questionamento: qual visão permite um avanço sustentável e mais acertado em direção ao futuro comum da humanidade na Terra?

 

A atividade mensal é promovida pela Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura. Os encontros realizam-se na segunda terça-feira de cada mês, com entrada franca. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

 

Resumo

 

A crise da biodiversidade como decorrência do aprofundamento do modelo hegemônico de economia foi tema de um artigo do autor na revista Ciência e Ambiente, publicado em 2011, um ano antes da Rio + 20. “Na palestra retomamos esta questão, a qual trata das palavras de ordem da economia. Esta volta a ter caráter neoliberal, com apoio do Estado, colocando no centro das atenções o crescimento econômico” afirma Brack, concluindo que deste crescimento fazem parte as políticas que privilegiam o consumismo,  o produtivismo e os megaempreendimentos, de alto impacto ambiental.

 

A antítese da biossustentabilidade gera as desigualdades sociais e a degradação ambiental a níveis nunca vistos.  “O Brasil e outros países dos chamados BRICS, que estão no rol dos  megadiversos, infelizmente vêm seguindo este caminho econômico que de  certa forma dá uma uma sobrevida a um modelo ambientalmente de  esgotamento.”

 

O tema traz para debate a urgência de se rever o paradigma  vigente, que não questiona a acumulação ilimitada de capital, via  fluxos abertos de matéria e energia, em um planeta com finitude em  seus recursos. “Deve-se denunciar, urgentemente, o dogma silencioso ou  dissimulado que renega a função vital dos processos ecológicos. Temos o dever de resgatar o papel estratégico da sociobiodiversidade, dentro  de um outro paradigma, que se adeque aos limites do planeta e nos  traga maior felicidade. E para isso também é importante que se  construam mecanismos de avaliação constante das políticas públicas nos  vários âmbitos, inclusive quanto à biodiversidade, nas diferentes  esferas territoriais.”

 

 

Palestrante

 

Paulo Brack é biólogo e Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Foi gerente da Reserva Biológica do Lami e trabalhou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre e professor da UNIJUI, UNESC e PUCRS. Desde 1994, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou da organização de eventos Seminário SOS Biodiversidade: Flora de Porto Alegre, I, II e IIII Fórum sobre impacto das hidrelétricas no RS. Foi curador do Herbário ICN do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da UFRGS. Trabalha em projetos de pesquisa sobre o estado de conservação de espécies ameaçadas no RS e realiza palestras e participa de vários eventos sobre conservação da flora, com ênfase no papel estratégico da biodiversidade para o desenvolvimento. Participou como sub-coordenador do projeto Plantas do Futuro Região Sul (PROBIO - MMA). É consultor, ad hoc de revistas técnicas, Ministério Público, SEMA-RS, ONGs, sobre temas relacionados a Botânica, estado de conservação da flora, impactos ambientais de empreendimentos. Atua em fóruns para o fortalecimento de políticas sobre biodiversidade. Foi membro da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), indicado pelo FBOMS (Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para Meio Ambiente e o Desenvolvimento) e do CONSEMA - RS (Conselho Estadual do Meio Ambiente) representando o Ingá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, ONG da qual é o coordenador  e tem grande militância defendendo a vida nos rios.

Serviço

 

Palestra: O Crescimento Econômico e as Políticas Públicas em Biodiversidade

Palestrantes: Paulo Brack

Data: 10 de junho de 2014, terça-feira

Horário: 20h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Entrada Franca

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação das palestras em www.fgaia.org.br