A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura convida para a segunda palestra do Ciclo Ecologia na Cultura, que em 2012 trata das Tecnologias Brandas nos caminhos de Lutzenberger. No ano em que se completa uma década de sua ausência, os encontros mensais trazem pessoas que conviveram com o ambientalista e as idéias defendidas por ele em prol da relação harmônica com os sistemas naturais.

 

Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza: o debate na Rio+20 é o título da segunda palestra que será dada pela economista Clitia Helena Backx Martins. A palestra acontece no dia 10 de abril de 2012, terça feira às 19h30min, no auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, com entrada franca.

 

Resumo 

Vinte anos após a Rio-92, na qual se discutiram questões como proteção das florestas e da biodiversidade, e os desafios impostos pelas mudanças climáticas, firmando-se vários documentos pelos governos, o Brasil hospedará, novamente uma Conferência proposta pelas Nações Unidas - a Rio+20. Nesse evento, que ocorrerá de 20 a 22 de junho, o desenvolvimento sustentável permanece como temática central, relacionado agora com a transição para a Economia Verde, com vistas à erradicação da pobreza no mundo.

O que se coloca em debate é o que representa essa proposta, quais seriam suas possíveis contribuições, mas também quais as contradições implícitas e conflitos potenciais para sua implementação. Como se coloca a visão da sociedade frente a essa nova tentativa de fazer frente à crise ambiental global?

 

Palestrante 

Clitia Helena Backx Martins é economista, mestre e doutora em Sociologia. Atua como pesquisadora na área de Economia, Sociedade e Meio Ambiente na Fundação de Economia e Estatística do Governo do RS, onde coordena o Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais. Também é Diretora do Núcleo Sul da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica - ECOECO, vinculada à International Society for Ecological Economics, participante da Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Território e da Red Iberoamericana de Economia Ecológica - REDIBEC.

 

Serviço 

Palestra: Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza: o debate na Rio+20

Palestrante: Clitia Helena Backx Martins

Data: 10 de abril de 2012, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação completa das palestras em www.fgaia.org.br