Palestra sobre Campos Nativos do Pampa, conservação e seu manejo correto e lucrativo

 


"Conservação do Bioma Pampa a partir do manejo correto das pastagens naturais" é o tema da palestra com Carlos Nabinger, que acontece dia 09 de setembro, promovida pela Fundação Gaia em parceria com a Livraria Cultura de Porto Alegre. O evento inicia às 20h na no auditório da livraria, com entrada franca.

 

A atividade integra o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura, cuja temática norteadora de 2014 é “Construir o Futuro com Visão”. Trazendo assuntos relacionados às questões ambientais, no final da apresentação será proposto ao palestrante um questionamento: qual visão permite um avanço sustentável e mais acertado em direção ao futuro comum da humanidade na Terra?

 

Com periodicidade mensal, os encontros realizam-se sempre na segunda terça-feira de cada mês. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

 

Resumo

 

Além de apresentar o Bioma Pampa, a palestra visa conscientizar sobre a importância da conservação dos campos, mostrando como sua utilização pode ser sustentável. Segundo o palestrante, “precisamos valorar os serviços dos ecossistemas naturais principalmente no sequestro de carbono. Quando se fala na quantidade de metano emitida pelas vacas, o ecossistema de campo compensa essa emissão capturando carbono nos inúmeros vegetais rasteiros”. Defensor da criação de gado solto no campo, Nabinger lembra que o gado confinado emite a mesma quantidade de metano e questiona: “aonde vão os dejetos desses animais? Há um custo muito maior para o tratamento dos resíduos que no campo decompõem-se naturalmente servindo de adubo às pastagens”.

 

Comparando o uso do pampa para produzir soja substituindo sua vocação natural para a pecuária, Nabiger faz uma longa lista dos investimentos necessários ao cultivo agrícola: herbicida, trator, pulverizador, mão-de-obra, semeadura, fertilizante, defensivo, todos deteriorando a condição natural do solo que sai do seu estado de equilíbrio. “No campo não é preciso nada disso, ele está pronto para receber os animais e a produção tem um custo muito baixo, basta ter conhecimento e dedicar-se a trabalho”.

 

Palestrante

 

Carlos Nabinger é Técnico Agrícola e Engenheiro Agrônomo formado pela UFRGS, com Mestrado em Fitotecnia e Doutorado em Zootecnia. Desenvolve suas pesquisas em eco-fisiologia aplicada ao entendimento das relações solo-clima-planta-animal em pastagens, com ênfase no campo nativo. É professor orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFRGS, onde formou 40 Mestres e Doutores. Coordena e participa em trabalhos de pesquisa em diferentes regiões fisionômicas do Bioma Pampa e dos Campos de Cima da Serra. Foi Coordenador do Diagnóstico da Pecuária de Corte no RS, participou no Comitê Técnico do projeto Rede de Referências em Pecuária de Corte no RS. É consultor junto à Universidad de la República del Uruguay e do Instituto Nacional de Investigaciones Agropecuárias neste mesmo país.

 

Serviço

 

Palestra: Conservação do Bioma Pampa a partir do manejo correto das pastagens naturais.

Palestrantes: Carlos Nabinger

Data: 09 de setembro de 2014, terça-feira

Horário: 20h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Entrada Franca

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação das palestras em www.fgaia.org.br