Lixo e Biodiversidade são temas do Ecologia na Cultura

 

Truda Palazzo Jr e Augusto Carneiro reúnem-se na segunda palestra do Ecologia na Cultura para falar do “Problema do Lixo e Biodiversidade”. O evento acontece no dia 09 de abril, terça-feira, às 19h na Livraria Cultura em Porto Alegre, com entrada franca.

 

A Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura convida a todos para estarem presentes nas palestras que acontecem de março a dezembro na segunda terça-feira de cada mês. A temática norteadora de 2013 é “Cuidar de Gaia” visando inspirar maior atenção ao delicado equilíbrio da biosfera que permite à vida evoluir e prosperar no planeta Terra há mais de três bilhões de anos.

 

Os interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

 

Resumo 

Na palestra “Problema do Lixo e Biodiversidade”, Augusto Carneiro irá discorrer sobre a significação maior do lixo que “representa todas as sobras da atual civilização exigindo novas interpretações e buscando uma solução final que depende do movimento ecológico”, destaca o parceiro de Lutzenberger. A amizade entre eles é ainda anterior à criação da AGAPAN que completa 42 anos no final de abril.

 

Truda Palazzo, ecologista atuante e presente na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagem (CITES), que aconteceu neste março, falará sobre a situação atual da Biodiversidade impactada pelo lixo e dos resíduos de uma civilização centrada no consumismo.

 

Os participantes da palestra podem ser brindados com dois exemplares do livro Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra, lançado em 2008 na Livraria Cultura e com tiragem esgotada, que será sorteado entre os presentes. A obra destaca as principais espécies encontradas na região mais alta do estado e é uma cortesia da autora, Georgina Bond Buckup, que integra a ONG Igré – Amigos da Água.

 

Palestrantes 

Augusto César Cunha Carneiro é advogado e ambientalista. Nos anos anteriores à faculdade teve intensa militância política integrando o Partido Comunista do Brasil. Em 1963 conheceu o primeiro ecologista do Brasil: Henrique Luís Roessler. Em 1970 encontrou-se com Lutzenberger e juntos deram início à fundação da AGAPAN. Atualmente faz parte do Conselho da Fundação Gaia. Até hoje continua sua militância, levando seus livros e ideias à Feira dos Agricultores Ecologistas, na primeira quadra  da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

 

 

José Truda Palazzo Jr. foi fundador e principal força motriz durante 27 anos do Projeto Baleia-franca, projeto que completou 25 anos em 2007 e tem como objetivo a proteção da espécie Eubalaena australis, a Baleia-franca. Além disso, Truda Palazzo tem trabalhado, ao longo dos anos, em várias iniciativas de proteção ao meio ambiente, tendo se tornado um respeitado e conhecido ecologista. É colunista do portal www.oeco.com.br.

 

 

Serviço 

Palestra: “Problema do Lixo e Biodiversidade”

Palestrante: Augusto Carneiro e Truda Palazzo Jr

Data: 09 de abril de 2013, terça-feira

Horário: 19h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação completa das palestras em www.fgaia.org.br