“Visões da Terra” abre ciclo de palestras da Fundação Gaia

 

Investigar as “Visões da Terra” que foram construídas por grupos humanos em diferentes períodos da História é a proposta de Rualdo Menegat, que abre o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura deste ano. Para o doutor em Ecologia de Paisagem, a visão adotada por cada comunidade humana está relacionada à sua capacidade cognitiva e tecnológica.  A palestra acontece no dia 08 de abril, terça-feira, às 19h30min na Livraria Cultura em Porto Alegre, com entrada franca.

 

“Construir o Futuro com Visão” é a temática norteadora das palestras em 2014. Trazendo assuntos relacionados às questões ambientais, no final de cada encontro será proposto ao palestrante um questionamento: qual visão permite um avanço sustentável e mais acertado em direção ao futuro comum da humanidade na Terra?

 

A atividade mensal é promovida pela Fundação Gaia - Legado Lutzenberger em parceria com a Livraria Cultura. Os encontros realizam-se na segunda terça-feira de cada mês, com entrada franca. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

Resumo 

Trazer elementos para compreender os processos que acontecem na Terra nos dias atuais é um dos objetivos do encontro que inicia contextualizando alguns dos principais mitos da civilização. “Estes são básicos para chegarmos à Grécia Antiga, onde foram estabelecidos os primórdios da razão ocidental”, explica o pesquisador. “Seguimos depois pelas visões medievais até desembocarmos nos modelos científicos do Renascimento e da Revolução Industrial”.

 

Sendo ricamente ilustrada, “o propósito maior desta palestra é mostrar a importância de termos uma visão da Terra que possa dialogar com outras visões pré-existentes, como base fundamental para a construção da sustentabilidade”, afirma Menegat.

 

Palestrante 

Rualdo Menegat tem graduação em Geologia, é mestre em Geociências e doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem. Professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, é coordenador do Curso de Geologia, presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia, editor da revista Episteme do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS e assessor científico da National Geographic Brasil. Foi o coordenador geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre, publicou, com outros autores, o livro Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades e coordenou a tradução do livro Para entender a Terra. Recebeu a Medalha de Porto Alegre, a Medalha de Honra da Cidade de Trujillo, a Distinção ao Mérito Científico do Instituto de Investigação do Pensamento Peruano e Latino-Americano da Universidade Nacional Mayor de San Marcos. Foi secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), conselheiro do Crea-RS (1993-1994), coordenador do Curso de Geologia (2000-2002), coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do ILEA (2003-2005).

 

Serviço 

Palestra: “Visões da Terra”

Palestrante: Rualdo Menegat

Data: 08 de abril de 2014, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação completa das palestras em www.fgaia.org.br