Palestra sobre retrocessos na legislação ambiental

 

"Retrocessos na Legislação Ambiental" é o tema da palestra com Ana Valls, que exemplifica situações recentes que ocorreram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e no Brasil nas quais a legislação que favorecia o meio ambiente e a saúde pública foi fragilizada. O evento acontece no dia 01 de outubro, quarta-feira, às 20h na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, com entrada franca.

 

A atividade, promovida pela Fundação Gaia em parceria com a Livraria Cultura, integra o Ciclo de Palestras Ecologia na Cultura, cuja temática em de 2014 é “Construir o Futuro com Visão”. Trazendo assuntos relacionados às questões ambientais, no final da apresentação será proposto ao palestrante um questionamento: qual visão permite um avanço sustentável e mais acertado em direção ao futuro comum na Terra?

 

Com periodicidade mensal, os encontros realizam-se geralmente na segunda terça-feira de cada mês, salvo em outubro quando a data antecede as eleições. Interessados podem obter certificado de participação nas palestras, tanto para cada evento como para todas nas quais participarem. Para isso basta escrever para reservas@fgaia.org.br e solicitar maiores informações.

 

 

Resumo

 

Ana Valls, atual conselheira da AGAPAN, participou ativamente no processo de discussão e elaboração de pelo menos duas leis pioneiras na capital gaúcha. A 7747/82, conhecida como Lei dos Agrotóxicos do Estado do RS, e a Lei Municipal 8896/02 conhecida como Lei das Antenas de Celular. Recentemente, Ana tem acompanhado tentativas de modificar e fragilizar essas leis construídas com ampla participação popular e fundamentadas por especialistas renomados.

 

“Todas as tentativas de modificar as leis ambientais protetivas são movidas por uma razão comum”, afirma Ana. “Convido a todos para, nesta palestra, refletirmos juntos sobre qual é essa razão comum e quais ações adotadas por cada um podem fortalecer ou neutralizar mudanças equivocadas que trazem prejuízos ao meio ambiente e à saúde púbica”.

 

 

Palestrante

 

Ana Valls, farmacêutica, bioquímica e especialista em toxicologia aplicada, atua em entidades ambientalistas desde a década de 80, e atualmente é conselheira da AGAPAN.

 

Serviço

 

Palestra: Retrocessos na Legislação Ambiental

Palestrante: Ana Valls

Data: 01 de outubro de 2014, quarta-feira

Horário: 20h

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.

Entrada Franca

 

Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier (51) 9819 9887

Programação das palestras em www.fgaia.org.br