Campanha lixo em movimento
 
 
A Campanha Lixo em Movimento, lançada no verão de 2007 nas praias do litoral gaúcho, é uma iniciativa da Fundação Gaia, Dudu Vanoni Propaganda e FW:6 - comunicação contagiosa.
 
Contando com o patrocínio da COPESUL e com o aval da FEPAM, a campanha visa estimular a comunidade para reflexão sobre o problema da crescente liberação de lixo no ambiente, especialmente na orla marinha.
 
Nos últimos anos, tem se visto iniciativas municipais na contratação de jovens para a realização de mutirões matinais de limpeza da orla e na distribuição de sacolas individuais de recolhimento do lixo.
 
A presente campanha, visa fortalecer esse processo esclarecendo a população para a dimensão do problema e buscando mobilizar a cada um para a adoção de uma atitude de responsabilidade planetária, através do não descarte e, também, da participação individual na manutenção de uma praia limpa.
 
 
 
Recolha o lixo das praias Bandeiras brancas sinalizam aos veranistas que recolham o lixo da praia.
Juntar o lixo, torna o passeio a beira mar mais dinâmico, contribui para saúde, exercita o corpo, dá o exemplo, dignifica a atuação do garis, e faz da preservação ambiental um movimento gratificante pela Vida e pelo bem comum de todos.
 
 
 
A cada três bandeiras uma placa é fixada com frases chamando ainda mais a atenção para a questão do lixo.
O lixo se movimenta.
 
À beira mar, o lixo é engolido pelo oceano.

No mar, o lixo é espalhado por todo o planeta.

No mar, o lixo sufoca, intoxica e mata vidas inocentes.

O lixo cria focos de doenças infecciosas.

O lixo corta e machuca.

O lixo contamina a água que bebemos.

Não jogue lixo na praia.

Não deixe lixo na areia.

Movimente-se pela vida: junte o lixo.
 
 
“tabelas de basquete”  fixadas junto a lixeiras do litoral, indicam que juntar o lixo também pode ser um exercício prazeroso.
 
•    A Vida se originou há cerca de 3,5 bilhões de anos no mar? As primeiras formas de Vida de nosso planeta  surgiram no meio oceânico e a concentração química do sangue e tecidos de nosso corpo é ainda a  mesma dos oceanos daquela época.
 
•    97% da água disponível no planeta está nos oceanos? Estes acumulam os sais minerais carregados no transcurso da gota de chuva, pelos riachos e rios, até o mar. Por isso que o mar é salgado.
 
•    Nosso planeta, tudo e todos que o habitam sofrem influência do equilíbrio das forças gravitacionais exercidas pelo sol e pela lua sobre o mesmo? Isso é especialmente visível através do ciclo das marés.
 
•    O sol é hoje 3 vezes mais quente que há 4 bilhões de anos atrás? E você já percebeu que o clima costeiro é sempre mais ameno (mais fresco no verão e mais quentinho no inverno) que o continental? Através de um mecanismo sofisticado e complexo, que inclui forte interação entre correntes aéreas e marinhas, grandes massas de ar são transportadas pelo globo, distribuindo energia calorífica e contribuindo para o estabelecimento de condições climáticas ideais ao desenvolvimento da Vida. A preservação dos ecossistemas tanto terrestres quando aquáticos é fundamental para a manutenção desse sistema.  
 
•    No processamento anual de 85 milhões de toneladas de peixes, os pescadores descartam rotineiramente, no mínimo 20 milhões de toneladas de pescado indesejado e de espécies marinhas, que são mortas ‘de carona’.
 
•    Estima-se que, anualmente, 250 milhões de pessoas desenvolvem crises de gastroenterite e doenças respiratórias ao nadarem em mares contaminados
 
Apesar de sua imensidão e aparente ‘imunidade’ à poluição, os oceanos estão gravemente ameaçados pela ação irresponsável do homem:
 
•    estimativas indicam que os mares recebem cerca de 14 bilhões de kilos de lixo diariamente;
•    a pesca predatória dizima inúmeras espécies;
•    a ocupação desordenada do litoral leva à destruição generalizada dos hábitats costeiros como restingas e manguezais – verdadeiras creches de Vida marinha;
•    pelo menos 30 % das praias brasileiras já é imprópria ao banho por conta da excessiva descarga de esgoto; bem como
•    derramamentos de petróleo são responsáveis por 10% da poluição global dos oceanos.
 
Fontes:
 
Lyall Watson; The Water Planet – A Celebration of the Wonder of Water; 1988; Bantam Books; Australia
 
Folhetos diversos da Sea Shepherd  - Programa de Estudo e Conservação da Vida Marinha
 
Anne Platt McGinn; Do Rio a Johannesburgo: A importância de Oceanos Sadios no Combate à Pobreza
 
Você sabia que:
A campanha  Lixo em Movimento está presente em:
 
Torres: 20 e 21 de janeiro
Capão da Canoa: 27 de Janeiro
Atlântida: 28 de Janeiro
Imbé: 03 de Fevereiro
Tramandaí: 04 de Fevereiro
Cassino: 10 e 11 de Fevereiro